1º DE MAIO I Não temos o que comemorar, mas devemos nos organizar com o Sindicato

Nos últimos anos, os trabalhadores brasileiros perderam direitos importantíssimos para a classe. As reformas, que na prática são verdadeiras Deformas, trouxeram prejuízos irreparáveis, aumento no desemprego e consequentemente a elevação da miséria no País. O trabalho dignifica o homem e garante a realização de seus projetos e sonhos. Sem trabalho, o homem fica vulnerável, sem perspectivas, o pior: SEM ESPERANÇA. Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, precisamos refletir sobre o futuro da Nação.

As entidades sindicais foram e ainda estão sendo desqualificadas odiosamente, pelo menos, nos últimos três anos por algumas autoridades políticas e pelos próprios trabalhadores desconhecidos de sua importância. A “Reforma Trabalhista” ganhou força quando afirmavam a sua aplicação como fonte de mais empregos e modernização das relações do trabalho, o que não aconteceu. A Reforma da Previdência vem aí para punir a classe com um reajuste, pra mais, em sua alíquota de desconto mensal.

Porém, as entidades sindicais têm a sua importância. Quando os trabalhadores são perseguidos, ofendidos e têm algum direito retirado correm para os Sindicatos. Por incrível que pareça, e isso é fato, muitas pessoas nem sabem para que serve um Sindicato e a sua importância na defesa dos direitos, garantias de melhores salários e instrumento de luta no combate de injustiças. E, aliás:

A JUSTIÇA NÃO SOCORRE AQUELES QUE DORMEM”.

Neste 1º de maio, DIA DO TRABALHO, nosso Sindicato conclama a categoria para participar ativamente da vida de sua entidade sindical. E como você faz isso? Com ideias construtivas. Marcando presença em assembleias e reuniões. Denunciando as péssimas condições de trabalho e o assédio moral. Estimulando os demais colegas a se unirem em uma mesma causa. Parar de apontar que A ou B da diretoria não faz nada, mas se doar nas causas e fortalecer o grupo.

AS QUALIDADES DO GRUPO SEMPRE PREVALECERÃO SOBRE AS DEFICIÊNCIAS INDIVIDUAIS.”

Parabéns, Servidores!
Vocês são as mãos que movem o município e o País!
Neste 1º de maio, logo abaixo, fizemos perguntas e respostas sobre as entidades sindicais.
PARTICIPE DA VIDA DO SEU SINDICATO!

A união dos trabalhadores em torno de um sindicato é uma boa ideia?

Sim, sem dúvida. O movimento sindical, como a instituição responsável pela defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos da classe trabalhadora, foi uma das invenções mais criativas da humanidade.  Ele organiza, forma, mobiliza e traz poderes e equilíbrio aos trabalhadores nos embates com o Governo e certas mentalidades conservadoras na sociedade.

Seu principal valor está em reconhecer a existência do conflito e permitir a sua solução de forma negociada, com regras que asseguram igualdade de condições entre empregadores e trabalhadores. Organizado em Sindicato, o trabalhador será representado por uma entidade e não terá que se expor isolado ou individualmente no enfrentamento ao patrão. A luta passa a ser coletiva, protegendo o trabalhador de eventual perseguição, garantindo força para a conquista, vocalizando desejos, ampliando a voz de cada um, criando respeito, valores e direitos.

O que faz um Sindicato?

As organizações sindicais, de um modo geral, e os Sindicatos, em particular, exercem quatro macrofunções, quais sejam:

a) organizar, representar e defender os direitos dos trabalhadores da categoria profissional, inclusive como substituto processual;
b) negociar ou promover a contratação coletiva, podendo realizar movimentos paredistas (greve) na hipótese de recusa patronal;
c) formar para a cidadania, que consiste em promover cursos, seminários, simpósios, congressos e mobilizações para desenvolver o senso crítico dos trabalhadores;
d) lutar por justiça social, o que pressupõe participar e influenciar as decisões e processos políticos para que haja equidade na distribuição da riqueza, com garantia de dignidade ao trabalhador durante sua vida laboral e na aposentadoria.

MUITO IMPORTANTE

Os Sindicatos dos Servidores públicos têm incluído em suas ações de Campanha Salarial ou mesmo de atuação no Congresso os temas institucionais aos quais as categorias representadas estão vinculadas, como estrutura, atribuições e funções.

NÃO FIQUE SÓ!
FIQUE COM O SINDICATO!