NOTÍCIAS Carapicuíba, 7 de fevereiro de 2019 - AGSP
FEVEREIRO ROXO - Apoiamos a Campanha
de combate a doenças pouco divulgadas

Temos um importante papel de conscientização. Sempre falamos sobre direitos e deveres do Servidor. Agora é a vez de apontarmos a urgência de conhecimento de um tema pouco conversado, mas de muita relevância. As doenças divulgadas através da Campanha Fevereiro Roxo são pouco apresentadas para a população, e com isso, geram muito preconceito e estranheza. Apoiamos a iniciativa e fazemos nossa parte. Confira a seguir dados sobre o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer.

LÚPUS
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do corpo (como se eles fossem invasores externos). Pouco se sabe sobre a origem das doenças autoimunes. Elas são crônicas, porém o tratamento adequado é indispensável para mantê-las sob controle e reduzir os sintomas do portador - que podem ser extremamente dolorosos dependendo do avanço.

O Lúpus Discóide é uma versão um pouco mais branda da doença, que afeta somente a pele. Seu principal sintoma é o surgimento de uma lesão avermelhada no rosto, na nuca e no couro cabeludo.

FIBROMIALGIA
A Fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida, cujos principais sintomas são:
1) Dor generalizada e fadiga;
2) Dificuldades cognitivas (problemas de concentração, perda de memória etc.);
3) Formigamento nas extremidades do corpo (mãos e pés).

Como todos os sinais acima são problemas relativamente comuns, acredita-se que a doença seja subnotificada. As dores da fibromialgia são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada vez. Nota-se uma redução da capacidade de se exercitar, devido aos sintomas. Ela também passa a sofrer com problemas de sono, como insônia e apneia, muitas vezes apresentando quadros de depressão.

A maioria dos portadores é composta por mulheres entre 30 e 60 anos de idade, mas a síndrome pode surgir mais cedo, inclusive na infância e na adolescência. Sabe-se que há fatores genéticos envolvidos, ou seja, quem tem um familiar com Fibromialgia é mais propenso a apresentar a doença.

ALZHEIMER
É uma doença neurodegenerativa. Os principais sintomas são a falta de coerência na fala e a perda da memória recente: o paciente se lembra de fatos de muitos anos atrás, mas não sabe dizer sobre coisas que fez hoje.

O Alzheimer é associado à idade avançada, porém pode surgir de forma prematura, especialmente em pessoas com casos na família. A doença é a principal causa de demência e leva o paciente a depender de ajuda para realizar tarefas básicas.

A capacidade de atenção, aprendizado e convívio social são seriamente afetados, sendo que o quadro é incurável. Entretanto, é possível fazer um tratamento terapêutico e medicamentoso para retardar os efeitos mais graves, principalmente quando a detecção ocorre ainda no estágio inicial.

A CAMPANHA
O Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais), com o lema: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”. O trabalho, em geral, é feito por ONGs (Organizações não Governamentais) e apoiado pelo governo municipal ou estadual, dependendo de qual região.

Durante a campanha são realizadas palestras, ações de informação e até mutirões de saúde com o intuito de incentivar a população sobre prevenção e cuidado com as doenças. Essas medidas são importantes porque, além de darem visibilidade às doenças e sintomas, incentivam os que suspeitam de algum problema procurem por um diagnóstico. Compartilhe essa notícia e oriente sua família e amigos.

CONTINUE BEM INFORMADO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Twitter, Flickr e Instagram. Conheça a TV SINDFUSMC, nosso canal oficial no YouTube. Fale com o Sindicato no telefone (11) 4183.3232.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O SINDICATO
Confira o quadro de dirigentes. São pessoas comprometidas com o Servidor!
Confira todos os convênios oferecidos para associados e dependentes
Completamos um ano em novo endereço. Um lugar que atende bem aos Servidores!
Contamos com um Jurídico atuante. Atendimento grátis as terças, das 8 às 18 horas
Nosso Clube de Campo cobrará diária de R$ 35,00 - com tudo incluso!
Fique sócio e fortaleça sua entidade! Não fique só! Fique com o Sindicato!
Temos parceria com a Agência Grita São Paulo. Empresa especializada no 3º setor!
Conheça o Estatuto do Servidor e suas garantias para o trabalhador de Carapicuíba
Acompanhe todas as notícias do Sindicato e fique bem informado sobre nossas lutas!
Fique em contato permanente. Nos visite, ligue, envie e-mail ou use as redes!
Leia as edições na íntegra - Informativo. Compartilhe todas elas com os seus amigos
FIQUE POR DENTRO DAS REDES SOCIAIS
Além do site, todo material produzido pela equipe de imprensa do Sindicato também é compartilhado nas redes sociais.

TV SINDFUSMC - O Servidor bem informado!
VANTAGENS EXCLUSIVAS AOS SÓCIOS