Forte pressão dos Servidores | Luta pelos direitos da categoria e enquadramento das ADEBs

Ouça a matéria!

Os Servidores de Carapicuíba atenderam ao chamado do Sindfusmc e compareceram em peso na nossa assembleia. Na última segunda, dia 27 de novembro, nos reunimos no Sindicato e fizemos uma passeata até o gabinete do prefeito. Com cartazes e palavras de ordem, deixamos claro o nosso recado: exigimos respeito, valorização e cumprimento dos direitos da categoria. E não fomos sós: diversas entidades nos apoiaram neste movimento.

OS TEMAS PRINCIPAIS ABORDADOS NA ASSEMBLEIA FORAM:

• Piso Salarial do Quadro Geral;
  • Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde;
  • Piso Salarial da Enfermagem;
  • Plano de Carreira;
  • Insalubridade;
  • Folga dos Vigias;
  • Enquadramento das ADEBs;
  • Direito ao recesso das ADEBs – documentado.

PARTICIPANTES CONVIDADOS

José Elias de Gois, do Conselho Intersindical de Saúde de Osasco e Região
Deputado Estadual Professor Carlos Giannazi
Antônio Rodrigues dos Santos (Toninho do Caps), vice-presidente para a Saúde do Sintrasp

LUTA ÁRDUA

Apesar do intenso esforço por parte da entidade sindical, a Prefeitura tem fechado os olhos para temas de extrema importância. A questão do Piso Salarial da Enfermagem é uma delas, e nosso presidente Jessé Cassundé fez questão de deixar isso claro durante o seu discurso. Ainda ressaltou que se tivéssemos um Plano de Carreira justo e abrangente aos cargos nem precisaríamos nos preocupar com a questão do piso, pois todos estariam ganhando de forma justa, com valores superiores ao indicado pelo Governo Federal.

SITUAÇÃO DAS ADEBs

Estas Servidoras são formadas em Pedagogia, ou seja, podem ser enquadradas como PDIs (Professoras de Desenvolvimento Infantil). O advogado Dr. Alexandre Mandl cuida desta causa e junto à entidade sindical tenta negociar com o Governo uma solução eficaz. As  companheiras realizam trabalho de Docentes. É uma questão de justiça serem tratadas assim. O recesso também é negado a elas, uma questão, ao nosso ver, absurda!

Além disso, as ADEBs são essenciais à inclusão de crianças com necessidades especiais. Elas trabalham nas adaptações das atividades a fim de todos os alunos terem acesso à Educação de qualidade. Elas são responsáveis por cuidar das crianças durante o recreio e outras atividades extracurriculares, garantindo que se sintam seguras e apoiadas.

REUNIÃO NO GABINETE DO PREFEITO

Fomos recebidos pelo Mario Mauricio da Matta Junior (secretário de Administração) e o Dr. Ricardo Martinelli (secretário de Assuntos Jurídicos). Pautamos a natureza pedagógica e jurídica das ADEBs e a série de pautas que o município também deve melhorar. Tratar em lei o recesso, garantir insalubridade, e assim garantir o direito à aposentaria especial.

Foi uma reunião positiva para mais uma vez expor essas questões, entregar um documento com cada um destes pontos. Ambos secretários assumiram o compromisso de retornar ao Sindicato e a Comissão das ADEBs com uma regulamentação definitiva em relação ao recesso. Também será realizado um estudo de melhoria salarial e estruturar devidamente a Educação ao ano letivo de 2024.

PRESIDENTE JESSÉ CASSUNDÉ COMENTA:

É justo os Servidores receberem segundo as atividades desenvolvidas, afinal são todos profissionais qualificados em suas áreas. Tem de ter insalubridade a quem de direito, o piso salarial devido e assim por diante. Esperamos dos secretários a máxima atenção e urgência aos temas levados na reunião. Estaremos de olho e todas as novidades, como sempre, serão compartilhadas rapidamente com a base através do site, redes sociais e canais oficiais de comunicação no WhatsApp“, pontua nosso presidente Jessé.