Carapicuíba completa 55 anos. Apesar dos problemas, temos orgulho da nossa cidade!

Celebramos em 26 de março de 2020 o 55º aniversário da nossa cidade. Ao completar 55 anos, Carapicuíba mostra força mesmo em meio a uma pandemia como nunca visto neste novo século. Apesar das diversas dificuldades impostas pela Administração, os Servidores continuam a levar o município a sua prosperidade. Nós do Sindfusmc temos orgulho de viver e trabalhar por Carapicuíba. A comemoração existe, mas cheia de reflexão, pois é claramente necessária.

Nosso presidente Jessé Cassundé comenta:

Os parabéns de hoje são em especial para todos os Servidores. Somos nós os responsáveis pela engrenagem funcionar. Nada vai para frente sem o braço forte do funcionalismo. Agora, em meio ao surto do coronavírus, por exemplo, temos mostrado como somos preparados para lutar. Que Deus abençoe nossa cidade em seus 55 anos e conceda aos governantes sabedoria para proporcionar condições dignas para toda população.

História*

Primeiramente, a história de Carapicuíba remonta a uma antiga aldeia de índios, tendo vivido momentos importantes dentro da história do Estado de São Paulo. Existem várias versões sobre o significado da palavra Carapicuíba: Pau Podre, aquele que se reúne em poços, cascudo, escamose, etc.

Mas segundo informou o Professor Carlos Drumond, chefe do Departamento de Linguística e Línguas Orientais, a palavra vem de cara + iba ou seja: cará ou acará: peixe; picú ou pucú: comprido; iba: ruim, que não serve para ser comido. Assim, Carapicuíba é o nome do peixe: “Cará comprido” que não pode servir para ser comido, por ser venenoso como o baiacu.

Carapicuíba foi uma das doze Aldeias fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580), para preservar a educação e a moralização dos silvícolas da presença do homem branco. Praticamente, pouco se desenvolveu até a chegada dos trilhos da velha estrada de ferro Sorocabana.

Em 1928, Carapicuíba já era distrito policial. Na década de 30, os pioneiros já acreditavam no povoado que nascia, porque a região possuía clima excelente e terras ótimas para a cultura de batatinhas, cereais, legumes e hortaliças, onde se cultivavam também o castanheiro europeu e amoreira.

Em 1948, Carapicuíba foi elevada a categoria de Distrito de Paz, sendo desanexada do Município de Cotia, ao qual pertencia desde 1856, quando deixou de pertencer ao Município de São Paulo, que ainda reteve parte das terras, hoje atual Cohab. Mais tarde, em 1949, integrou-se ao recém criado Município de Barueri, como um de seus distritos.

Após um período de batalha pela emancipação, em 26 de março de 1965, Carapicuíba torna-se município.

*Fonte: Prefeitura Municipal de Carapicuíba

Parabéns, Carapicuíba, pelos seus 55 anos!

Um comentário em “Carapicuíba completa 55 anos. Apesar dos problemas, temos orgulho da nossa cidade!

  • 23 de outubro de 2021 em 21:57
    Permalink

    SAUDADES

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *