Professor: semeador de esperança! | Editorial do presidente Jessé Cassundé

Neste momento em que a humanidade é tomada pelo medo e a insegurança de uma pandemia que vitimou milhares de pessoas por todo mundo, é necessário uma pausa para refletirmos. Afinal, se nos permitirmos um momento de serenidade perceberemos que em outras épocas também já passamos por dificuldades semelhantes. E muitas levaram a humanidade a duvidar de sua continuidade.

Porém, as dúvidas se transformaram em esperança. Sempre partindo de dois pressupostos básicos: o conhecimento e os valores humanos. O conhecimento nos permitiu grandes avanços nas ciências, saúde, e muitas outras áreas. Um ótimo exemplo, é o desenvolvimento de vacinas que acabaram com pestes e epidemias. E em segundo lugar os valores humanitários. Eles nos ajudaram cada vez mais a trabalharmos em prol do respeito, da vida e direitos do próximo. Sempre de maneira ética e racional.

E todo este arcabouço teórico chegou até nós pelos registros ou lições dos mestres e aprendizes que estiveram tomados pelo sentimento de fraternidade e desejo de ensinar as muitas formar de superar adversidades e seguir em frente. Estes que passam o conhecimento são verdadeiros heróis!

O VALOR DO EDUCADOR

Só pelo conhecimento podemos lançar luz sobre nosso futuro. Só com a participação dos educadores e mestres é que seremos capazes de criar as melhores alternativas de convivência. Só com uma sociedade educada e que respeita os educadores é que seremos capazes de alcançar o desenvolvimento sustentável e nos prepararmos para as dificuldades do futuros.

É pela educação que o novo homem e nova mulher são forjados. Sem preconceitos, livres e comprometidos com a democracia, desenvolvimento humano, econômico e social. Com tudo isso, reitero que professoras e professores estejam sempre em primeiro plano para qualquer sociedade, governante, etc.

Como os pais que nos ensinam a ficar de pé e a andar, o professores nos ensinam a decifrar os códigos, compreender as linguagens, transformações do espaço, passagem do tempo e os fenômenos da natureza. São eles que semeiam o futuro, educando crianças, jovens e adultos para um mundo melhor. São eles os responsáveis pelos avanços que nos levarão a superarmos esta pandemia. Eles formaram os cientistas, médicos, cidadãos que hoje lutam para a sobrevivência da humanidade.

Feliz dia do Professores e Professoras!
Muito obrigado por semearem a esperança de um futuro melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *