Sindfusmc luta pelo enquadramento das ADEBs dentro do Magistério

Ouça a matéria!

As ADEBs (Auxiliares de Desenvolvimento de Educação Básica) desempenham um papel fundamental na Educação de crianças em idade escolar. Elas são responsáveis por garantir que as atividades educacionais aconteçam de forma eficiente. Por isso reivindicamos o enquadramento das profissionais dentro do Magistério. Esta é uma das reivindicações do Sindicato apresentadas ao prefeito, mas não avaliada até agora.

SITUAÇÃO

Estas Servidoras são formadas em Pedagogia, ou seja, podem ser enquadradas como PDIs (Professoras de Desenvolvimento Infantil). O advogado Dr. Alexandre Mandl cuida desta causa e junto à entidade sindical tenta negociar com o Governo uma solução eficaz.

Em julho de 2021, as ADEBs foram merecidamente reconhecidas como profissionais do Magistério pela Prefeitura, mas apenas na formalidade burocrática. Em uma manobra administrativa, a Administração remanejou as companheiras da folha de “outros profissionais da Educação” para “profissionais do Magistério” sem tomar as providências em não ferir o critérios de distribuição dos recursos conforme determina a lei do FUNDEB.

Como diz o dito popular – “trocou seis por meia dúzia”. As  companheiras realizam trabalho de Docentes. É uma questão de justiça serem tratados assim.

IMPORTÂNCIA

Além disso, as ADEBs são essenciais para a inclusão de crianças com necessidades especiais. Elas trabalham em conjunto com os Professores nas adaptações das atividades a fim de todos os alunos terem acesso à educação de qualidade.

Elas são responsáveis por cuidar das crianças durante o recreio e outras atividades extracurriculares, garantindo que se sintam seguras e apoiadas. Por fim, as Auxiliares são agentes importantes de transformação social. Trabalham para promover a igualdade de oportunidades na Educação e ajudar a formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres.

PRESIDENTE JESSÉ CASSUNDÉ COMENTA:

É justo as profissionais receberem segundo as atividades desenvolvidas, afinal são todas docentes. Esperamos dos secretários a máxima atenção e urgência ao tema. Estaremos de olho e todas as novidades, como sempre, serão compartilhadas rapidamente com a base através do site, redes sociais e canais oficiais de comunicação no WhatsApp“, pontua nosso presidente Jessé Cassundé.

Um comentário em “Sindfusmc luta pelo enquadramento das ADEBs dentro do Magistério