IR 2023 | Confira quem são os contribuintes prioritários para restituição no 1º lote

Ouça a matéria!

A Receita Federal divulgou quem terá prioridade em receber os valores do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Além das pessoas prioritárias (idosos, contribuintes cuja fonte de renda seja o magistério, entre outros), agora também estão aqueles que entregarem a sua declaração até o dia 10 de maio.

Os contemplados vão receber o dinheiro no dia 31 de maio, prazo final de entrega do IR. Como ocorre todos os anos, o primeiro lote terá apenas contribuintes que estão na lista de prioridades. Importante: a restituição é a devolução do valor de imposto pago a mais pelo contribuinte durante o ano-calendário, neste caso, 2022. Os cálculos para saber se há imposto a restituir, se o saldo é zerado, ou se é necessário pagar IR são feitos no próprio programa de preenchimento e envio da declaração.

➡ CONFIRA A ORDEM DE PAGAMENTO

✅ Idosos com 80 anos ou mais;
✅ Idosos com 60 anos ou mais; pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
✅ Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
✅ Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também quem escolher a restituição por Pix;
✅ Demais contribuintes.

Segundo a Receita, nunca aconteceu de o primeiro lote ter contribuintes que não estavam entre os prioritários. E essa lista aumentou neste ano com a inclusão de quem utiliza a declaração pré-preenchida e opta pelo Pix como forma de restituição.

📌 CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO

1º LOTE – 31 de maio