Ouça a matéria!

O Sindfusmc e o movimento “Somos Todas Professoras” realizaram, dia 14 de setembro, na sede do Sindicato, mais uma reunião histórica. As ADEBs (Auxiliares de Desenvolvimento de Educação Básica) desempenham um papel fundamental na Educação de crianças em idade escolar, MAS NÃO SÃO RECONHECIDAS. Elas exercecem funções docentes, mas seus direitos são iguais aos do Apoio. Exigimos o enquadramento das Servidoras na carreira do Magistério!

Esta é uma das reivindicações do Sindicato apresentadas ao prefeito, mas não avaliada até agora. Durante a reunião, nosso presidente Jessé Cassundé e as ADEBs fizeram diversos apontamentos pertinentes, contextualizando a importância da luta das trabalhadoras. Temos nos organizado a fim de garantir a força do movimento e uma pressão assertiva nos governantes.

A luta das profissionais da Educação é por valorização e pelo enquadramento na carreira do Magistério, como determina:

• a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB);
  • o Plano Nacional de Educação;
  • e os pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE).

PRESIDENTE JESSÉ CASSUNDÉ 🗣

É justo as profissionais receberem segundo as atividades desenvolvidas, afinal são todas docentes. Esperamos dos secretários a máxima atenção e urgência ao tema. Estaremos de olho e todas as novidades, como sempre, serão compartilhadas rapidamente com a base através do site, redes sociais e canais oficiais de comunicação no WhatsApp.”

E POR QUE NOS MOBILIZAMOS TANTO? 🎯

Porque existe legislação. A Constituição de 1988 estabelece a Educação Infantil como direito da criança e dever do Estado e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases para a Educação), em 1996, regulamentou e trouxe segurança jurídica. Não se pode admitir que cargos sejam enquadrados como Apoio/Operacional, enquanto suas atribuições são descritas como pedagógicas (planejamento de aulas, reuniões de estudos/planejamentos, reuniões com pais, avaliação de alunos, etc): funções tipicamente docentes.

2 comentários sobre ““Somos Todas Professoras” | Seguimos na luta pelo enquadramento das ADEBs dentro do Magistério

1. Boa tarde, até quando temos que lutar e fazer valer a lei, a LDB, os nossos direitos. Pois nosso edital exigia formação ou cursando Pedagogia, temos.
    Estamos dentro de salas, participando da primeiríssima infância.
    O que falta para que, temos nosso reconhecimento?